• Sei Bahia

Mobilidade Urbana

02/02/2016 15:40

Terminal de integração de Pirajá recebe última inspeção antes da inauguração

Prestes a ser entregue, o terminal de ônibus da Estação Pirajá recebeu uma última visita de inspeção, nesta terça-feira. O chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Pedro Dórea, a superintendente de Mobilidade da Sedur, Grace Gomes, e o presidente de Companhia de Trens da Bahia (CTB), Eduardo Copello, visitaram a estação para conferir os últimos detalhes antes da entrega à população, que será feita nesta quinta-feira, às 8h30, pelo governador Rui Costa.

Totalmente reformado, o terminal de ônibus da Estação Pirajá foi ampliado e adaptado às normas e critérios de acessibilidade, além de integrado ao sistema metroviário. São mais de 16 mil m² de área construída, com 32 baias ampliadas de ônibus e três plataformas de embarque. O Terminal é ligado à Estação de metrô por duas passarelas, duas escadas rolantes e elevador, com monitoramento 24 horas, através de 37 câmaras de vigilância.

Remanejamento de linhas: Com a entrega do novo e requalificado Terminal, 41 linhas que, atualmente, param na Plataforma C, serão realocadas para novos pontos (tabela completa abaixo). Como a Estação Pirajá ainda não entrou em operação comercial e, portanto, não está sendo cobrado o trecho até Bom Juá, os usuários que seguirem viagem de metrô, no sentido Lapa, precisam comprar o bilhete (R$ 3,30). Para maior comodidade à população, as mudanças começam a partir desta quarta-feira (3).

Sob administração do Governo do Estado desde abril de 2014, o Terminal de Ônibus de Pirajá – o segundo em movimentação de transbordo de Salvador, atrás apenas da Estação da Lapa, com cerca de 130 mil passageiros/dia – recebeu um aporte de investimentos da ordem de R$ 22 milhões. As obras de infraestrutura interna, todo entorno contou com intervenções de melhorias em de drenagem, novo meio-fio, alargamento e recapeamento asfáltico.

piraja