• Novs sedes e visturas reforçam segurança no Sudoeste

Desenvolvimento Urbano

09/08/2017 14:00

Conder apresenta projeto de requalificação urbana para os moradores do Santo Antônio

Um grupo de moradores do Santo Antônio Além do Carmo foi recebido, na tarde desta terça-feira (8), pela equipe da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder), na sede da instituição, no Pelourinho. Em pauta, a melhoria na infraestrutura urbana, que será realizada no tradicional bairro, como parte do projeto ‘Pelas Ruas do Centro Antigo de Salvador, do Governo do Estado, para pavimentação e requalificação de vias em mais de 260 ruas do Centro Antigo de Salvador.

A superintendente de Planejamento da Dircas/Conder, Tânia Barros, explicou alguns benefícios previstos para o Santo Antônio Além do Carmo, a exemplo do resgate da pavimentação em paralelepípedo; valorização dos percursos para o pedestre com alargamento das calçadas, onde for possível; arborização e valorização dos monumentos históricos, melhorando o acesso, com áreas exclusivas para pedestres.

“Estamos atentos às características do bairro,resgatando aspectos de sua originalidade e promovendo a melhoria em sua infraestrutura”, salienta Barros, referindo-se ao projeto que irá promover, entre outras coisas, a volta do paralelepípedo e a manutenção das pedras irregulares. “O bairro vai deixar de ter asfalto, que é algo mais coerente com a identidade histórica e afetiva do Santo Antônio”.

Presente ao encontro promovido pela Conder, o arquiteto Maurício Felzemburgh, responsável pelo projeto, esclareceu uma série de cuidados técnicos que vão possibilitar melhorias na acessibilidade em todo a região, com destaque na área da Cruz do Pascoal e no Largo do Santo Antônio. “Vamos dar prioridade aos pedestres. A retirada da circulação de automóveis em frente à igreja do Santo Antônio, por exemplo, vai proporcionar uma melhoria na integração entre a praça e a igreja, priorizando a circulação das pessoas”, explica um dos pontos detalhados no encontro.

Diálogo aberto

Para o encontro a Conder convidou moradores, empresários e comerciantes do bairro. Atendendo ao convite, o empresário e morador do Santo Antônio, Karllan Miguel afirma que fez questão de comparecer ao encontro. “Como morador, que nasceu no bairro, e comerciante minhas expectativas são as melhores. É importante essa troca de informações entre a Conder e a comunidade. Há muito que esperamos por essas melhorias. Uma forma de resgatar a conversa entre os vizinhos, aquele clima de cidade do interior que existia das pessoas circularem pelas calçadas”, afirma.

A população idosa é uma das preocupações de Meire Cabral, moradora da Rua dos Ossos. “Por isso é importante o aspecto da uniformidade das calçadas, que será possível com o projeto, que prevê a melhoria na acessibilidade”.

Vala técnica

A remoção da fiação aérea e a transferência para uma vala subterrânea na Rua Direita do Santo Antônio foi outro ponto discutido no encontro. A proposta da implantação da vala técnica (rede subterrânea de energia, telefonia e internet) é considerada positiva pelos moradores e comerciantes do local. A iniciativa vai acrescentar mais charme ao bairro, valorizando seu aspecto bucólico com a retirada dos postes e instalação de lampiões, como já existe no Pelourinho.

“Estamos atentos às peculiaridades culturais e históricas deste importante espaço de Salvador. Nosso objetivo é resgatar essas características, promovendo a melhoria em sua infraestrutura, atendendo às normas de acessibilidade, com a implantação de rampas e travessias em nível, assim como a substituição da pavimentação asfáltica por paralelepípedo, recuperando o existente e resgatando as pedras ‘cabeça-de-nego', nos locais de marcos visuais, como a Cruz do Pascoal”, explicou a superintendente Tânia Barros.

Tânia salienta que a obra que vem sendo realizada pela Conder em toda a região do Centro Antigo é uma das primeiras grandes obras brasileiras de urbanização que utiliza os novos parâmetros de acessibilidade.

Pelas Ruas
O projeto foi planejado para ser executado por etapas, simultaneamente, em diferentes pontos do Centro Antigo. Assim, os bairros próximos foram interligados por cinco lotes, sendo quatro já iniciados. Um investimento de R$ 124 milhões.

O Santo Antônio Além do Carmo integra o lote 4, em que as obras devem ser iniciadas em setembro deste ano. Serão investidos R$ 5,6 milhões para a requalificação de nove ruas no bairro.

A Conder coloca à disposição o número 3116-6760 para que a comunidade possa tirar dúvidas sobre o projeto, das 8h30 ao meio-dia e de 13h30 às 18h. Além de disponibilizar também o endereço eletrônico (email) socialpacpav@conder.ba.gov.br

Fonte: Ascom/Conder
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.