• Novs sedes e visturas reforçam segurança no Sudoeste

Desenvolvimento Urbano

09/08/2017 17:00

Conder valoriza moradores de Nova Esperança com oficinas de costura e produção do jornal local

A realidade dos moradores da comunidade Nova Esperança, na Estrada do CIA (BA 526), mudou para melhor após a entrega, ocorrida em julho desde ano, de 197 unidades habitacionais construídas pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur). As novas casas trouxeram segurança, qualidade de vida e dignidade para os moradores que deixaram de conviver com lixo, esgoto a céu aberto e condições precárias de moradia.

Mas o trabalho da Conder vai muito além da construção das unidades habitacionais, urbanização e esgotamento sanitário da região. Aproveitando as instalações da Associação Beneficente de Moradores do bairro, a equipe social do órgão desenvolve uma série de capacitações e oficinas profissionalizantes. Atendendo a uma demanda da própria comunidade, está sendo oferecida uma oficina de costura, com duração de cinco meses.

“Minhas alunas não perdem uma aula. A procura foi tão grande que tivemos que abrir duas turmas de 15 pessoas cada, uma pela manhã e outra a tarde. Na parte inicial, ensino como manusear e limpar a máquina, além das noções de segurança. Depois, partimos para praticar a coordenação motora e costurar de verdade”, explica a moradora Geisa Santos, costureira e facilitadora do curso. Para concluir a oficina, as roupas confeccionadas ao longo da capacitação serão apresentadas num desfile.

Todas as boas notícias de Nova Esperança, loteamento Barro Duro I e adjacências agora são divulgadas por meio do Jornal ‘Voz da Comunidade’. Aproveitando a afinidade dos jovens com as novas tecnologias, a diagramação, fotos e textos do impresso foram todos produzidos pelos alunos. “Eu não vejo a hora de sair a segunda edição, pois vamos colocar a entrevista que fiz com o governador Rui Costa no dia em que ele veio entregar as novas casas”, diz Jorge Amorim, 17 anos.

Todas as boas notícias do bairro e região são agora divulgadas por meio do Jornal ‘Voz da Comunidade’
“Assim como a oficina é oferecida por uma moradora aqui do bairro, nós buscamos o potencial dos jovens para produzir o jornal. Queremos que os moradores sejam protagonistas”, explica a assistente Social da Conder, Crislane Santos Souza. A Companhia também apoia a construção e instalação dos equipamentos da cozinha comunitária, com previsão para ser inaugurada até o final deste ano.

Fonte: Ascom/Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder)
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.