• Novs sedes e visturas reforçam segurança no Sudoeste

Habitação

09/11/2017 11:00

Conder entrega chaves de casa para famílias do Centro Histórico de Salvador

Nove famílias do Centro Histórico de Salvador realizaram, nesta quarta-feira (8), o sonho da casa própria. As chaves foram entregues pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), nesta tarde, na sede da Diretoria do Centro Antigo de Salvador (Dircas/Conder), no Pelourinho. A ação integra o Programa de Habitação de Interesse Social (Phis), que visa a recuperação de casarões para o uso habitacional dos antigos moradores da região. Na oportunidade, os novos proprietários receberam um manual contendo instruções de manutenção, conservação e segurança do imóvel.

“Preservar as características originais de edificações históricas é uma das formas de se preservar a memória de uma cidade”, explica Marise Melo, coordenadora de Habitação Social da Diretoria do Centro Antigo de Salvador (Dircas/Conder), referindo-se à reforma de casarões do CHS, que estavam abandonados ou em ruínas, para permitir seu uso habitacional com conforto.

“Quando trabalhamos na restauração desses casarões tivemos um cuidado de manter sua identidade. Agora, estamos passando recomendações importantes para os novos residentes, que vão ajudá-los a utilizar de forma plena e adequada a nova moradia”, acrescenta Marise Melo, referindo-se também as atividades que são realizadas junto às famílias cadastradas no Phis, incluindo oficinas sobre o uso racional dos serviços essenciais, como água e energia elétrica, além de outras atividades que os preparem e facilita o processo de adaptação à nova realidade.

Para Ednalva Oliveira Santos, ‘esse está sendo um grande dia, um dos mais importantes da minha vida porque significa a realização de um sonho’, afirmou ao receber as chaves de sua nova moradia na Rua São Francisco. Sua vizinha, Adriana Nunes Mendonça também estava emocionada. Agora, ela e os três filhos vão ter ‘um teto seguro para viver, onde sempre quis ficar, perto do trabalho e da escola dos meninos’.

Imóveis
A Dircas/Conder é responsável pela elaboração e execução de projetos na área de habitação social, incluindo as 108 famílias inseridas no Termo de Ajuste de Conduta (TAC), assinado em 2005 com o Governo do Estado. Deste total, mais de 80% já foram contemplados com unidades habitacionais. As famílias ainda não atendidas recebem auxílio aluguel, enquanto aguardam a conclusão da reforma dos imóveis onde irão morar, previsto para este ano.

As novas moradias foram vistoriadas pelo Ministério Público do Estado da Bahia. Segundo a promotora Lívia Vaz, alguns detalhes terão que ser acertados, mas nada que impeça o recebimento das chaves pelos moradores. “Esse monitoramento junto com a Conder é importante para evitarmos reclamações futuras”, afirma.

Os imóveis são completamente reformados e, a partir desse serviço de revitalização, são criadas unidades habitacionais com novas instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias, que beneficiarão as famílias, com toda a estrutura adequada para que possam viver bem.

Fonte: Ascom Dircas/Conder

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.