• Novs sedes e visturas reforçam segurança no Sudoeste
  • Sei Bahia

Desenvolvimento Urbano

09/01/2018 12:10

Conder inicia testes da iluminação cênica de prédio histórico do Centro de Salvador

A Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur), iniciou os testes da iluminação cênica do Lar Franciscano Santa Isabel, palacete em estilo colonial do século XIX, tombado pelo Governo do Estado, desde 2002. A edificação teve sua área externa recentemente reformada. No local, está sendo concluída também a Praça Ary Barroso, um novo espaço de lazer, com entrada pela Baixa dos Sapateiros.

“A proposta é valorizar ainda mais o prédio histórico com a instalação de uma linha contínua de aparelhos na moldura superior da fachada, criando um banho de luz de cima para baixo, minimizando a entrada de luz na área interna do prédio”, explica Maurício Mathias, gestor da Diretoria do Centro Antigo de Salvador (Dircas/Conder).

As luminárias utilizadas são de tecnologia avançada, com tamanho reduzido e instaladas de forma discreta e segura, evitando descaracterização da fachada. Foram instaladas 122 aparelhos de última geração em LED, com potência máxima de apenas 7.295w. “Já iniciamos os serviços de implantação do sistema elétrico de alimentação e a montagem dos equipamentos. A conclusão está prevista o final de janeiro”, declara Mathias.

Importância Histórica

Um dos melhores exemplos de arquitetura civil do século 19, na Bahia, pelo tamanho e qualidade, o edifício do Lar Franciscano Asilo Santa Isabel, no bairro da Saúde, em Salvador, foi inaugurado no 2º Império brasileiro, em 1848. O investimento é de R$ 500 mil para a reforma da fachada, área externa e pintura, com recursos do Governo do Estado.

Praça Ary Barroso

Abaixo da escadaria do Lar Franciscano Santa Isabel está sendo construída a Praça Ary Barroso, mais um espaço de lazer para o Centro Histórico de Salvador, com área de 470 metros quadrados e acesso pela Baixa dos Sapateiros. O investimento é de R$ 800 mil para a realização dos serviços de paisagismo, iluminação, piso, bancos e recuperação dos elementos arquitetônicos. A obra integra o projeto de Requalificação Urbana da região, o qual já teve concluída a recuperação de vias e passeios, além das reformas do Quartel do Corpo de Bombeiros, da Ladeira do Pax e da Praça dos Veteranos.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.