• Sei Bahia
  • RH Bahia

Desenvolvimento Urbano

04/03/2018 13:10

Contenção de encostas beneficia 4,7 mil moradores de Boa Vista do São Caetano

O mês de março, em Salvador, representa o início do período de chuvas, e, para quem vive na encosta, na Rua 22 de Março, no bairro de Boa Vista de São Caetano, costumava ser um período de medo do risco de deslizamento de terra. A realidade mudou.  Na manhã deste domingo (4), o governador Rui Costa entregou uma obra de contenção para garantir que mais de 4,7 mil moradores da localidade tenham noites mais tranquilas de sono. A intervenção contou com investimento de R$ 1,1 milhão.

“Estamos entregando uma obra importante, para salvar vidas humanas, e autorizando a urbanização e a macrodrenagem de uma área que não tinha implantação de encosta. Além disso, a construção, em outra área [localidade denominada de Poeirão], de um espaço de lazer para toda a comunidade”, afirmou Rui, enfatizando que está “trabalhando, inclusive, aos domingos”.

A aposentada Maria do Carmo mora na região há 30 anos e lembra bem dos dias de tensão. "Ninguém dorme, quando chove. É uma vida muito difícil. A gente fica o tempo todo alerta. Só quem já passou por uma situação como essa sabe como é. Passa um filme na sua cabeça, pensando que tudo o que você construiu com muito esforço pode se perder em uma noite. Eu tenho certeza que muitas pessoas pensam como eu, que essas obras que o governador tem entregado pela cidade são as mais importantes para salvar a vida das pessoas”.

A obra possui uma extensão de 175 metros de solo grampeado, com uma área total de 1.742 metros quadrados. O projeto contempla, ainda, a implementação de dispositivos de drenagem pluvial, o que impede que as águas de chuvas se infiltrem na encosta, evitando novos deslizamentos. Outras melhorias foram executadas, como instalação de escadaria em concreto, com corrimão metálico, além de mureta guarda-corpo e caminho em concreto.

Acompanharam o governador durante a entrega os secretários estaduais de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Jusmari Oliveira, e de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Carlos Martins. Esta é a 33ª encosta entregue pelo Governo do Estado, por meio do Programa de Prevenção de Desastres Naturais, executado pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur).

No total, o programa estadual contempla 108 obras de contenção de encostas de risco alto ou muito alto, sendo 104 encostas distribuídas em 47 bairros de Salvador e outras quatro em Candeias, município da região metropolitana, beneficiando aproximadamente 30 mil famílias, com um investimento total da ordem de R$ 216 milhões.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.