• Sei Bahia
  • RH Bahia

Mobilidade Urbana

23/03/2018 11:00

Com capacidade para 280 mil passageiros, terminal de Pituaçu é inaugurado

Infraestrutura completa em 42.900 metros quadrados de área construída, com quatro pavimentos, diversas lojas, praça de alimentação e serviços, e acessibilidade total. Assim é o novo Terminal de Ônibus de Pituaçu, inaugurado na manhã desta sexta-feira (23), pelo governador Rui Costa. O equipamento, que contou com um investimento de 81 milhões, está localizado na marginal da Paralela, entre as avenidas Gal Costa, Pinto de Aguiar e São Rafael.

“Esse equipamento muda a acessibilidade das pessoas. O que queremos é facilitar a vida do povo de Salvador e do entorno. Além das seis linhas metropolitanas de ônibus já existentes, que fazem o trajeto via orla, e que terão este terminal como destino final, vamos acrescentar novas linhas, vindas de Candeias, Madre de Deus e São Sebastião do Passé, via BR-324, que passarão pela Avenida Gal Costa, para chegar até aqui”, explicou o governador.
Rui também destacou outros benefícios que o novo terminal traz à população. “Quero registrar que esses terminais estão gerando emprego. Aqui no de Pituaçu, por exemplo, várias lojas já estão funcionando, oferecendo oportunidades de trabalho para os baianos”.

O novo terminal complementa a série de medidas tomadas pelo Governo do Estado para otimizar a mobilidade urbana em Salvador, e se soma às linhas 1 e 2 do metrô, às respectivas passarelas e estações, bem como às novas avenidas inauguradas, a exemplo da Via Barradão e da Linha Azul.

"A cada dia avançamos com um equipamento novo em mobilidade na capital. Esse que estamos inaugurando hoje é um dos principais, pois ao se integrar ao sistema metropolitano, ele possibilita uma mudança total no comportamento da população de Salvador e da região metropolitana", afirmou a titular da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado, Jusmari Oliveira.

Estrutura

No terminal, que possui 25 baias para ônibus, irão circular, de imediato, linhas metropolitanas, como a 849 URB (Vilas de Abrantes), 857 URB (Arembepe) e 860I (Portão via Pinto de Aguiar), e, num segundo momento, linhas urbanas. O equipamento tem capacidade para a circulação de 280 mil passageiros por dia e até 175 coletivos por hora. Os usuários poderão contar com elevadores, escadas rolantes, rampas, passarelas, piso tátil, sala de primeiros socorros, dentre outros.

"Esse terminal tem a função de congregar todos os passageiros que vêm das linhas urbanas e metropolitanas para a Estação de Metrô de Pituaçu, da Linha 2", explicou Luis Valença, diretor-geral da CCR, empresa que gere o sistema metroviário.

A variedade de lojas contempla a parte de alimentação e de serviços. Uma clínica, com 22 especialidades médicas, também está situada no local. Toda a área será coberta por rondas constantes, efetuadas por agentes de atendimento e segurança, além de 139 câmeras, supervisionadas pelo Centro de Controle Operacional.

Inicialmente, o terminal vai funcionar das 5h às 22h30, mas, quando as linhas que rodam apenas na capital passarem a entrar no equipamento, o horário será estendido, indo de 4h30 às 00h30.

Estação Aeroporto

Na ocasião, o governador Rui Costa falou sobre a inauguração da Estação Aeroporto do metrô. “No próximo dia 14 de abril, iremos entregar a estação aeroporto, já com o funcionamento dos ônibus especiais gratuitos, bate e volta, para o aeroporto. Lá, também teremos um terminal de ônibus, para integrar os passageiros de Camaçari e de Lauro de Freitas. Com isso, vamos dar rapidez ao deslocamento das pessoas, com conforto e segurança. Com certeza, com todos esses investimentos que o Governo está fazendo, Salvador terá a melhor mobilidade urbana do Brasil”, afirmou.

Fonte: Secom/Ba
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.