• Sei Bahia

Desenvolvimento Urbano

05/07/2018 12:00

Conder realiza melhorias em áreas históricas da região do Comércio

Monumentos que se encontravam escondidos em meio a paisagem urbana na área do Comércio estão ganhando uma nova moldura. O projeto ‘Pelas Ruas do Centro Antigo de Salvador’ de pavimentação de vias e requalificação de calçadas com acessibilidade, em execução pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) - órgao veiculado à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur) -, está devolvendo a população a possibilidade de apreciar riquezas históricas, como o Elevador Lacerda e as igrejas do Corpo Santo e da Conceição da Praia.

Para quem trabalha e circula pela região, a reforma realizada pelo Governo do Estado reflete até na segurança, a exemplo da Rua do Corpo Santo. “Essa área estava abandonada, poucos arriscavam passar por aqui. Agora, ando bem mais tranquila”, afirma Sandra Silva, que trabalha há oito anos na loja de variedades A. Gomes. Perto dali, o proprietário do Bar Bispo, comemora a volta dos clientes. “A obra tá melhorando tudo aqui. Até o trânsito será liberado depois que tiver tudo pronto”, declara Antônio Bispo.

Na região do Comércio, de um total de 51 ruas que serão contempladas, já foram concluídas as obras em 10 vias e em 34 os serviços estão em execução. Os bairros do Comércio e Calçada formam o lote 1 do projeto - em sete, as obras ainda vão iniciar.

Em toda a região do Centro Antigo de Salvador mais de 270 vias serão requalificadas. As obras estão sendo executadas por etapas, simultaneamente, em diferentes pontos da região. Assim, os bairros próximos foram interligados por cinco lotes, sendo quatro com obras já iniciadas. Ao todo serão investidos R$ 124 milhões.

“Estamos requalificando as vias da região, implementando melhorias que vão refletir na revitalização deste importante espaço da capital baiana, onde, recentemente, a Igreja do Campo Santo, importante patrimônio artístico religioso, foi entregue à população. Da mesma forma, estamos com obras de requalificação na área da Igreja da Conceição da Praia e do Elevador Lacerda”, explica Maurício Mathias, gestor da Diretoria do Centro Antigo de Salvador (Dircas/Conder).

A Conder inicia os serviços com a requalificação das calçadas para em seguida realizar o pavimento, com trechos em asfalto e outros em paralelo. Previamente, em cada uma das ruas, antes da obra começar, a equipe do Social realiza visitas para explicar ao moradores, comerciantes e representantes de instituições presentes nessas vias a proposta com o projeto.

A instituição também coloca à disposição da população um contato telefônico (3116-6760) para tirar dúvidas sobre o projeto, das 8h30 ao meio-dia e de 13h30 às 18h. Além de disponibilizar o endereço eletrônico (email) socialpacpav@conder.ba.gov.br

Mesmo com a previsão de conclusão de todo o projeto para o segundo semestre deste ano, já é possível perceber a fluidez do tráfego de pessoas e veículos em alguns trechos, além do fortalecimento dos estabelecimentos comerciais.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.