• Sei Bahia

07/11/2018 12:40

Pelas Ruas: As intervenções na Rua Chile entram em nova fase

A proposta do Governo do Estado com o projeto ‘Pelas Ruas do Centro Antigo de Salvador’ – de pavimentação de vias e requalificação de calçadas - é a criação de uma nova estrutura na Rua Chile, proporcionando, assim, a melhoria da acessibilidade e valorização do patrimônio histórico além de, ao mesmo tempo, atrair novos negócios e alavancar a economia da região. Na próxima semana, as intervenções na primeira rua do Brasil entram numa nova fase, quando novas frentes de trabalho serão abertas. Os serviços deverão ser concluídos em no máximo três meses.

Em visita técnica à obra, na manhã desta terça-feira (06), o presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER), José Lúcio Machado, ressaltou a importância da obra que está sendo realizada num dos mais importantes cartões postais de Salvador: “Trata-se de uma rua emblemática. Estamos trazendo de volta o piso em paralelepípedo, além do rebaixamento da fiação elétrica, valorizando as fachadas dos prédios históricos. Não vamos abrir mão do melhor”, afirmou. O trecho de 330 metros da Rua Chile está passando por serviços que incluem vala técnica, que consiste no rebaixamento da rede elétrica e de telecomunicações. Com isso, toda a fiação passará a ser subterrânea, eliminando, assim, o emaranhado de fios de energia e cabeamento de empresas de telecomunicações.

Intervenções passo a passo

Antes do início da obra foi necessário a elaboração de projeto arqueológico e sua aprovação pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan).Durante a realização dos serviços, um arqueólogo acompanha os trabalhos em cada um dos trechos. A obra geralmente começa com a requalificação dos passeios com melhorias na acessibilidade para em sequência serem iniciadas as intervenções na pista, com a recuperação da via. A reforma dos passeios será o passo seguinte. As calçadas serão formadas por placas de granito antiderrapante e também por uma faixa de pedra portuguesa. Serão colocados também piso tátil de alerta nas mudanças de nível e nas rampas. E, para a conclusão de cada trecho, será feito o pavimento da via com a volta do paralelepípedo.

Na Rua Chile, a intervenção foi dividida em seis trechos. Em cada um será feita a escavação da vala técnica. No trecho 1 já foi finalizado o assentamento do meio-fio de granito flameado, além de três pontos de travessia da rede de gás. A equipe agora trabalha na colocação do passeio também em granito flameado. No trecho 2, está em andamento o assentamento do meio-fio e a finalização da vala técnica para rebaixamento da fiação aérea. Nesta quarta-feira (8), terá início a retirada do piso existente em frente a Câmara dos Vereadores, que serão substituídos por placas de granito.

Pelas Ruas

As obras estão sendo executadas por etapas, simultaneamente, em diferentes pontos da região. Assim, os bairros próximos foram interligados por cinco lotes, sendo quatro com obras já iniciadas. Mais de 300 vias serão contempladas em 11 bairros da região com investimento total de R$ 124 milhões. Os serviços estão sendo realizados em 62 ruas de diferentes pontos do Centro Antigo de Salvador. Um total de 161 vias já tiveram as obras concluídas. Os serviços ainda serão iniciados em 93 vias. A intervenção na Rua Chile faz parte do lote 2 do projeto, que inclui além de 18 ruas do Centro Histórico, os bairros do Dois de Julho, Nazaré e Politeama. Nesta etapa serão investidos R$ 42,9 milhões na recuperação de 91 vias.

Rua Chile

A Rua Chile está inserida no Centro Histórico de Salvador, área de alto valor histórico e cultural, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), desde 1984, e reconhecida pela Unesco, um ano depois, como Patrimônio da Humanidade. A primeira via do Brasil foi fundada por Tomé de Souza, primeiro governador-geral do Brasil, em 1549, mesmo data da capital da Bahia. A rua, debruçada para a Baía de Todos-os-Santos, já foi símbolo de efervescência política e cultural.