• Sei Bahia

08/11/2018 19:00

Seminário discute condições de saneamento e habitação rural na Bahia

Nesta quinta-feira (8), representantes da sociedade civil de todo o estado estiveram presentes no seminário sobre Saneamento e Habitação rural no Estado da Bahia, no auditório da Secretária de Educação (SEC).

O seminário, realizado pelo Conselho Estadual das Cidades abordou as ações desenvolvidas no panorama de habitação na zona rural com lideres de várias instituições do setor público como: Sedur, CAR, SDR,CERB,Embasa, Codevasf, Funasa, Saae e Sepromi.

Na abertura do evento, o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Demir Barbosa, destacou as dificuldades e possíveis avanços do programa no estado.

"Esse primeiro seminário é de grande importância e valia por se tratar de assuntos habitacionais que abrange toda a Bahia. O Governo do Estado tem se preocupado em levar o saneamento básico para todo o território baiano com ampliação voltada para a zona rural, avaliando todos os diagnósticos para acabar com o déficit em investimento e obter um avanço múltiplo”, explicou o secretário.

A diretora de planejamento habitacional da Sedur, Adalva Tonhá, uma das explanadoras do seminário, elencou propostas para ser aprovadas pelo Governo do Estado.

"Esse seminário contribuiu para trazer propostas de melhoria para a habitação rural. Queremos utilizar a cultura e tipologia local, para obter tecnologias sociais adequadas para as famílias rurais, utilizando suas próprias tecnologias como mapeamento, recursos e modelos de gestão, para que se possa alcançar uma política habitacional viável para as associações e entidades rurais”, pontuou Tonhá.

Durante a tarde, foram ministradas palestras sobre os Planos Municipais de Saneamento com a engenheira sanitarista Vanessa Cardoso, além de uma explanação acerca dos Planos Municipais de Habitação.

A principal palestra ficou com o professor Luiz Roberto Santos Moraes, que falou sobre as Tecnologias de Saneamento Rural. O PhD abordou temas como a Lei Nacional de Saneamento e a necessidade de existir um plano de Saneamento que contemple o meio rural.

Ao final da tarde foram divididos dois grupos para realização de oficinas entre os conselheiros do Concidades-Ba, com foco em saneamento e habitação, ministrada pelo professor Bruno Jardim Silva, engenheiro ambiental.