• Sei Bahia
  • RH Bahia
  • RH Bahia
  • Casa Nova
  • Prêmio Boas Práticas

Desenvolvimento Urbano

07/12/2018 18:10

Lançamento de livro e feira sustentável encerram a comemoração dos dez anos do ConCidades/BA

Conselheiros, autoridades e representantes da sociedade civil se reuniram no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), nesta sexta-feira (7), para celebrar os dez anos do espaço de debate público da cogestão da política urbana no Estado, O Conselho Estadual das Cidades da Bahia (ConCidades/BA).

A data foi comemorada com diversas ações, entre elas, o lançamento do livro “ConCidades: 10 anos Construindo a gestão democrática das Cidades”, que rememora a trajetória da entidade que há uma década estuda, propõe e fiscaliza as diretrizes para a formulação e implementação das políticas públicas de desenvolvimento urbano.

"É uma honra poder comemorar os 10 anos deste Conselho, que tem se dedicado, com a responsabilidade que lhe é inerente, pela construção das políticas públicas de desenvolvimento urbano para o Estado da Bahia", disse o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, e atual presidente do Conselho, Demir Barbosa, na cerimônia de lançamento do livro.

O evento teve ainda a presença dos pelos secretários Jerónimo Rodrigues, da SDR,
Rodrigo Hita, Secti, do chefe de gabinete da Sedur, Lázaro Pinha e do presidente da Companhia de Transportes da Bahia (CTB), Eduardo Copello.

Além do lançamento do livro, uma mesa redonda debateu a atual conjuntura política nacional no contexto da extinção do Ministério das Cidades, com a presença do deputado federal Afonso Florence, primeiro presidente do ConCidades, da deputada Maria del Carmem, além da Dra. Ana Fernandes, professora da Faculdade de Arquitetura da Ufba, Eleonora Máscia, representante do Fórum Pós-Ocupação da CAIXA, e da conselheira estadual, Marli Carrara.

“A importância do registro da memória em livro é uma espécie de instrumento de diálogo com a própria gestão do Estado, na perspectiva de garantirmos a manutenção do conselho e torná-lo mais autônomo, com ainda mais voz”,afirma Micau Barreto, secretária executiva do ConCidades/BA, responsável pela edição do livro.

O aniversário do ConCidades contou ainda com a 1ª edição da Feira dos Territórios, que reuniu expositores de toda a Bahia que têm como foco a produção artesanal e agricultura familiar, o uso de materiais não poluentes, reciclados e relação com a economia solidária e inovação. Quem visitou a feira, que aconteceu nos dias 6 e 7 de dezembro, conferiu produtos artesanais, como roupas e objetos de decoração, além de atividades culturais como o Neojibá, food Trucks e barracas de comidas do Recôncavo. Entre os destaques, o programa “Recicle Já Bahia”, da Secretaria de Administração do Estado da Bahia (Saeb), que distribui 200 mudas em troca de materiais recicláveis.

O ConCidades

O Conselho Estadual das Cidades da Bahia (ConCidades/Ba) foi criado em 2007, através da Lei nº 10.704/2007, e empossado em 2008. O conselho se propõe a ser um espaço público da cogestão da política urbana no estado da Bahia, onde o poder de propor, negociar, decidir, implantar e fiscalizar a realização do interesse público é partilhado entre representantes do governo e da sociedade civil. Assumindo o importante papel de ser espaço para participação e controle social, ao longo desses 10 anos de existência, o ConCidades/Ba foi palco e condicionante de importantes debates e ações.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.