• Sei Bahia

Mobilidade Urbana

09/01/2019 14:50

Em acordo com rodoviários, Governo autoriza obras nos terminais de integração de Salvador

Na manhã desta quarta-feira (9), o secretário estadual da Casa Civil, Bruno Dauster, reuniu-se com representantes do Sindicato dos Rodoviários de Salvador e da CRR Metrô Bahia. O encontro foi realizado para discutir a infraestrutura das estações de integração e a manutenção dos postos de trabalho, principais pleitos dos rodoviários.

Sobre as queixas referentes à infraestrutura das estações de integração do sistema de metrô Salvador-Lauro de Freitas, Dauster declarou que “as obras das áreas de estoque, cujos projetos já foram aprovados, estão autorizadas e serão realizadas imediatamente nas estações Mussurunga e Acesso Norte, e toda a parte de saneamento em Pirajá, que ficará pronta ainda antes do Carnaval”. O secretário ainda salientou que “o módulo de conforto na estação Pirajá está sob responsabilidade da Prefeitura de Salvador, como já definido em acordo firmado anteriormente. O projeto para essa obra também já está totalmente aprovado”.

As áreas de estoque são exatamente os locais onde os ônibus ficam estacionados no período de descanso, troca de turno e/ou intervalo de viagens de motoristas e cobradores. Os estoques possuem módulos de conforto, com estrutura de refeitório e banheiros para os trabalhadores.

O chefe da Casa Civil também destacou que a necessidade da reformulação do sistema de linhas não é garantia de desemprego. “Inclusive, o sistema de mobilidade realizado em rede, através de serviços complementares, integrados e não sobrepostos, defende o fortalecimento do sistema de pneus, com maior número de viagens e linhas alimentadoras do metrô e do futuro VLT, o que evita, assim, o desemprego”, declarou Dauster.

Com a garantia de que as reivindicações serão atendidas por parte do Estado, os rodoviários decidiram que não irão realizar manifestações e que o serviço de ônibus seguirá funcionando normalmente.

Participaram também da reunião a superintendente de mobilidade da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur), Grace Gomes, o diretor de imprensa do Sindicato dos Rodoviários, Daniel Mota, o vereador e presidente do sindicato, Hélio Ferreira, o diretor da CCR Metrô Bahia, Rodolfo Gonzales, e o deputado estadual Robinson Almeida.