• Sei Bahia
  • RH Bahia
  • RH Bahia
  • Casa Nova
  • Prêmio Boas Práticas

Desenvolvimento Urbano

16/01/2019 12:00

Mais quatro ruas requalificadas são entregues no Centro Antigo

Dando sequência à série de vistorias e entregas realizadas na capital, nos últimos dias, o governador Rui Costa visitou intervenções do projeto ‘Pelas Ruas do Centro Antigo de Salvador', nesta quarta-feira (16). Na oportunidade, também foi realizada a entrega da requalificação das ruas Visconde de Itaparica, Curriachito, Vassouras e Ruy Barbosa, todas situadas nas adjacências da Rua Chile. As vias também fazem parte do Lote 2, formado pelos bairros do Centro, Dois de Julho, Politeama e Nazaré.

Rui iniciou a ação percorrendo as obras em andamento na Rua Chile, a primeira do Brasil, e na Rua do Tesouro. Ambas fazem parte do Lote 2 da iniciativa. "Estamos recuperando o cenário histórico de Salvador, trazendo de volta as características do pavimento antigo. Na Rua Chile, estamos embutindo a fiação elétrica e de telefone, tirando a poluição visual aérea, o que embeleza ainda mais o nosso patrimônio arquitetônico”, explicou Rui.

O governador também falou sobre o cadastro que está sendo realizado de todos os imóveis que pertencem ao Estado, localizados naquela região, para futura oferta a empreendimentos, como hotéis e outros tipos de negócio. “Queremos resgatar o valor histórico do centro de Salvador, com atração de turismo, mas também de negócios. O cadastro vai orientar melhor os empreendimentos que quiserem reocupar o espaço. O objetivo é gerar emprego e trazer mais investimentos e atrair gente para o centro, como acontece nas principais cidades do mundo, onde o centro histórico não é apenas um lugar de turismo, mas faz parte do cotidiano e da vida das pessoas daquele local”, afirmou Rui Costa.

O diretor de Negócios do Fera Palace Hotel, Paulo Marques, reforçou que "o Estado tem feito melhorias no principal corredor de acesso ao Centro Histórico. É uma obra que estimula a iniciativa privada e novos investimentos, a exemplo do Fera, que está em funcionamento há dois anos, atraindo de volta para a área visitantes brasileiros e estrangeiros, e, ainda, o Premium Park, outra iniciativa do nosso grupo, que provê de serviço de manobrista na Rua Chile e na Praça Castro Alves".

Nesse segundo lote do projeto, 91 ruas são contempladas, com investimento de R$ 42,9 milhões. As intervenções já foram concluídas em 48 logradouros. Em sete vias, os serviços estão sendo executados e em outras 36 ainda serão iniciados. Neste lote, estão incluídas, além da Rua Chile, mais 17 ruas do Centro Histórico de Salvador.

Pelas Ruas

O Pelas Ruas do Centro Antigo de Salvador é um projeto que engloba mais de 300 ruas, em 11 bairros da região antiga da capital baiana e envolve serviços de pavimentação de vias e requalificação de calçadas, com melhoria na acessibilidade. Toda a ação é executada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder), da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), e acompanhada pela Diretoria do Centro Antigo de Salvador (Dircas), vinculada ao órgão.

As obras estão sendo executadas paralelamente nos 11 bairros do Centro Antigo e foram divididas em cinco lotes. Trata-se de uma aplicação total de recursos da ordem R$ 124 milhões. "Acreditamos que, em meados de 2019, todo esse projeto, tão importante para a cidade, será concluído, ofertando mobilidade, acessibilidade, melhorando as ruas e valorizando o patrimônio para baianos e turistas que aqui transitam", afirmou o diretor da Dircas, Maurício Mathias.

Contato com a comunidade

O ‘Pelas Ruas’ conta com uma equipe de mobilização social. E é neste aspecto que esse projeto tem outro importante diferencial: o contato prévio e constante com a comunidade presente em cada uma das mais de 300 ruas contempladas. A equipe do Social da Conder percorre as vias, esclarecendo os principais pontos do projeto.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.