• Sei Bahia
  • RH Bahia
  • RH Bahia
  • Casa Nova
  • Prêmio Boas Práticas

Mobilidade Urbana

28/03/2019 10:00

Vias Metropolitana e Barradão desafogam trânsito e facilitam mobilidade

Nesta sexta-feira (29), Salvador completa 470 anos com muitos motivos para comemorar. Nos últimos quatro anos, obras de mobilidade entregues pelo Governo do Estado têm mudado de vez a cara da cidade, oferecendo mais qualidade de vida para a população, que passa menos tempo em congestionamentos. Um exemplo disso é a Via Metropolitana, alternativa para quem deseja fugir dos congestionamentos na BA-099, ligando a Cia Aeroporto à Estrada do Coco, dando acesso à Linha Verde.

Inaugurada em junho de 2018, a via tem 11,2 quilômetros de extensão, pista dupla nos dois sentidos, sete viadutos, quatro pontes, um túnel de acesso, canteiro central e uma praça de pedágio no sentido Salvador. Com essa estrutura, a Via Metropolitana ajuda a desafogar o trânsito no centro de Lauro de Freitas, criando um acesso à cidade, a partir da Rua Gerino de Souza Filho. Utilizando, atualmente, a nova via, o comerciante Leonardo Paim faz o percurso Lauro de Freitas –Salvador gastando metade do tempo. “Antes a gente ficava preso no congestionamento que se forma todos os dias em direção a Salvador. É menos tempo em engarrafamento e mais tempo para aproveitar a vida e ficar com a família”.

Segundo Alessandro Fernandes, gerente de operações da Concessionária Bahia Norte, responsável pela administração da Via Metropolitana, cada vez mais as pessoas estão utilizando a rodovia. “As pessoas têm escolhido esse caminho, porque é, sem dúvidas, a melhor alternativa para o trajeto. A via é muito segura, bem sinalizada, com recursos de emergência à disposição dos motoristas e dotada de toda estrutura de atendimento aos usuários, com unidades de resgate e guinchos leves e pesados, socorro médico e veículos para retirada de animais de grande porte”, detalhou.

Situada em posição estratégica, a via é pedagiada apenas no sentido Litoral Norte – Salvador, com tarifa vigente de R$ 2,20 para motos, e R$ 4,40 para carros pequenos. Contudo, os motoristas que trafegam na BA-099, com sentido à capital, não precisam pagar uma nova tarifa após pagarem na Estrada do Coco. Basta apresentar o cupom com código de barras para ter a passagem liberada. Os usuários de sistema de cobrança automática devem passar normalmente pela pista automática na praça da Concessionária Litoral Norte (CLN) e, posteriormente, terão o acesso garantido na praça da CBNorte.

Via Barradão

Outra importante intervenção realizada pelo Governo do Estado que modificou a mobilidade em Salvador é a Avenida Mário Sérgio, a Via Barradão, que foi entregue em 2018. A pista faz a ligação da Avenida Luís Viana Filho, a Paralela, na altura do Trobogy, com a Rua Artêmio Castro Valente, próximo ao Estádio Manoel Barradas, o Barradão.

Além de melhorar o tráfego, a iniciativa valoriza imóveis e beneficia 500 mil moradores de bairros como Canabrava e Nova Brasília, como o encanador Hamilton Silva. “Aqui era uma via estreita, de difícil passagem para os carros. Quando o caminhão de lixo parava era um engarrafamento enorme. Sem contar que, quando chovia, alagava e ficava ainda mais complicado. Agora está uma beleza, faz até gosto de morar aqui”.

A via tem sete metros de largura e 3,68 quilômetros de extensão, duas faixas de tráfego em cada sentido, calçadas (passeios) com 1,5m e canteiro central. No local, foram feitas ações de microdrenagem, iluminação pública, sinalização viária e obras de urbanização e paisagismo.

Repórter: Tácio Santos/Secom
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.