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Mobilidade Urbana

06/04/2019 15:00

Inaugurada Avenida 29 de Março, que liga Orla à BR-324

O novo trecho da Avenida 29 de Março, em Salvador, foi entregue na manhã deste sábado (6) pelo governador Rui Costa. A via garante ligação direta entre a Orla Atlântica, a partir da Avenida Orlando Gomes, à BR-324, na altura do bairro de Águas Claras. O trecho inaugurado tem mais de três quilômetros e liga a Estrada Velha do Aeroporto à Via Regional. A via estará liberada para tráfego na manhã desta segunda-feira (8). 

De acordo com o governador, a 29 de Março faz parte do planejamento de mobilidade executado pelo Governo do Estado, que inclui o metrô, o Veículo Leve de Transporte (VLT) e os corredores transversais. “Essas avenidas e corredores vão modernizar a cidade e encurtar caminhos. Salvador não tinha esse tipo de via de ligação, o que provocava um fluxo negativo no trânsito, com muitos engarrafamentos. Considerando o metrô, o VLT e essas avenidas estruturantes, são R$ 10 bilhões de investimento. A capital baiana nunca registrou, em toda a sua história, um total de investimentos dessa magnitude. Após a conclusão de todas as outras etapas desse grande planejamento, Salvador será a capital com a melhor mobilidade urbana do país”, ressaltou Rui.

O desenvolvimento da região, a partir da nova via, também foi destacado por Rui Costa. “A Avenida é um novo vetor de desenvolvimento para a cidade. Podemos perceber, assim como aconteceu na Orlando Gomes, o surgimento de novos colégios, supermercados e lojas no entorno. Com esses novos empreendimentos comerciais e residenciais no local, vamos ativando a economia e gerando mais emprego”, afirmou o governador, que também visitou a Feira Cidadã que está sendo realizada no local, pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), com oferta de serviços gratuitos para a população.

Obras

Os recursos para a obra da 29 de Março foram aplicados em serviços de terraplanagem, pavimentação, drenagem, paisagismo, ciclovia, passeios, além de acesso aos bairros do entorno da via e iluminação em LED. A obra de macrodrenagem com retificação do Rio Jaguaribe, que fica no canteiro central, e separa as duas pistas da avenida, também foi realizada. 

Com a entrega, o trecho de 13 quilômetros entre a BR-324 e Piatã poderá ser feito em 15 minutos. A avenida conta com faixa exclusiva de tráfego para implantação futura do BRT. Duas praças com equipamento de ginástica, parque infantil e quatro campos de futebol também foram implantados ao longo da 29 de Março. 


O presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder), Sérgio Silva, destacou que a implantação da Avenida cria uma nova entrada para Salvador. “O trecho entregue hoje é a conclusão da Avenida 29 de Março que liga a Paralela à Via Regional. Essa obra de mobilidade tem uma influência direta nos bairros do entorno, como Cajazeiras, Boca da Mata, Nova Brasília e Fazenda Grande. Mas a gente tem que entender que essa obra, por ser uma nova alternativa de transporte, vai atrair os usuários de outras avenidas, como a São Rafael e Trobogy, por exemplo. Além disso, muita gente que utilizava a Avenida Luís Eduardo Magalhães passará a utilizar este novo acesso. Teremos, com isso, uma nova entrada para a capital”, explicou Sérgio.

Corredores Transversais

A obra da 29 de Março faz parte das intervenções do corredor transversal da Linha Vermelha, cuja última etapa tem previsão de conclusão para daqui a dez meses. O corredor terá um total de 20 quilômetros e, quando estiver finalizado, ligará a Orla Atlântica a Paripe, no Subúrbio Ferroviário. O investimento total da Linha Vermelha soma cerca de R$ 581 milhões.

O outro sistema viário do pacote de mobilidade é a Linha Azul, que prevê um investimento total de R$ 647 milhões para fazer a integração do bairro de Patamares e o Lobato. As obras incluem a duplicação da Avenida Gal Costa e a implantação da ligação Pirajá x Lobato, constituindo uma nova via transversal à Avenida Paralela, interligando as orlas dos bairros de Patamares — na altura da Avenida Pinto de Aguiar, já duplicada — e do Lobato, com uma extensão de aproximadamente 12 quilômetros.

Repórter: Jairo Gonçalves/Secom

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