• Sei Bahia
  • RH Bahia
  • RH Bahia
  • Casa Nova
  • Prêmio Boas Práticas

Desenvolvimento Urbano

05/06/2019 13:20

Copa América: Requalificação urbana do entorno da Fonte Nova facilita acesso

Os torcedores que forem assistir aos jogos da Copa América, em Salvador, a partir do dia 15 de junho, terão mais conforto e segurança no trajeto até a Arena Fonte Nova com as obras de requalificação urbana realizadas no entorno do estádio pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER).  Serão cinco partidas, incluindo Brasil x Venezuela, no dia 18 - na fase de grupos - e outra pelas quartas de final, no dia 29.

O projeto de Requalificação Urbana do Entorno da Arena Fonte Nova foi elaborado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e compreende intervenções viárias para facilitar o acesso dos motoristas ao estádio, além de melhorias na acessibilidade, que garante comodidade aos pedestres nas calçadas do entorno do estádio.

Serviços

Entre os trabalhos realizados, destaque para a substituição de meio-fio, demolição dos passeios antigos e construção de novos em concreto lavado, com piso tátil e granito polido, assim como rampas de acessibilidade. Foi construído ainda, ao longo do passeio, uma faixa exclusiva de serviços para os postes e as lixeiras, o que deixam as calçadas livres para facilitar o caminho das pessoas com necessidades especiais.

Em alguns trechos das vias, contempladas pelo projeto, a CONDER implantou também uma nova pavimentação asfáltica, a exemplo da Rua Djalma Dutra, que também foi contemplada com novas calçadas e rampas acessíveis.

Abrangência

A obra de requalificação urbana no entorno da Arena Fonte Nova inclui a  Avenida Presidente Costa e Silva, entre o estádio e a Estação da Lapa, já finalizada. As intervenções aconteceram ainda na Avenida Vasco da Gama, tangenciando o Dique do Tororó, até a Arena Fonte Nova; em toda a Rua Djalma Dutra, onde foi realizado novo asfaltamento; na Avenida Castelo Branco (Vale de Nazaré e subida para a Saúde). Também foram finalizados os trechos de confluência das vias, no entorno da Arena. O projeto tem 70% de obras executadas.

Acesso direto

A Conder também construiu dois viadutos de acesso direto ao edifício-garagem do estádio, em 2013, além de duas novas rampas para pedestres, mais recentemente, que tangenciam o estádio: uma pela Ladeira da Fonte das Pedras e a outra, complementar à primeira, que faz a ligação, além de encurtar o trajeto entre a região do Campo da Pólvora até o Dique do Tororó. Para mais comodidade, foi instalada uma escadaria.

Dique do Tororó

O Dique do Tororó é um dos locais mais procurados na capital baiana para a prática de atividades físicas, lazer e contemplação da natureza. A Conder é responsável pelos serviços de conservação, manutenção e limpeza. O local possui anfiteatro, equipamentos de ginástica, restaurante e 12 esculturas de orixás.

Fonte: Ascom Conder

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.