• Sei Bahia

Mobilidade Urbana

11/06/2019 11:20

ARTIGO - Metrô: cinco anos de bons serviços

Artigo assinado pelo presidente da CTB, Eduardo Copello foi publicado nesta terça-feira (11) no Jornal ATarde e destaca os cinco anos de operação do metrô de Salvador. Confira.

Neste 11 de junho, o Metrô da Bahia faz cinco anos desde a viagem inaugural. São muitos os motivos de orgulho para o povo baiano, em possuir um dos mais modernos sistemas de transporte público do País. O cidadão passou a contar com rapidez e previsibilidade para chegar ao seu destino. Além disso, é seguro, limpo e confortável, destacando-se pelo atendimento ao público, que se reflete nos altos índices das pesquisas de satisfação. Desde a primeira viagem, o metrô já registrou mais de 200 milhões de acessos.

Não foi fácil chegar a esse ponto. Alguns nem lembram as “inacabáveis” e desacreditadas obras iniciadas em 1999 e transferidas para a gestão do Estado em 2013, que inovou na modelagem e implantou a primeira parceria público-privada (PPP) integral na área de mobilidade urbana do Brasil, incluindo projeto, construção, operação e manutenção. A parceria entre Estado e concessionária CCR superou obstáculos, e atualmente o metrô possui 33 km de vias duplas, 20 estações, sete terminais de integração, 40 trens e um dos mais modernos sistemas operacionais do mundo. Esta modelagem tem sido referenciada no setor de infraes-trutura do Brasil e exterior, pela performance alcançada.

Aliado ao metrô, cujas pesquisas já apontam retirar cerca de 10 mil veículos das ruas, um conjunto de obras viárias realizadas pelo Estado trouxe mais fluidez ao trânsito de Salvador e Lauro de Freitas. São mais de R$ 10 bilhões em investimentos, o maior volume aplicado na mobilidade urbana em toda a história da Bahia.

Agora é a vez da expansão do sistema. O Tramo Pirajá-Águas Claras, com obras a partir do 2° semestre, acrescentará 5 km e será integrado à futura Estação Rodoviária, que estimulará um novo polo gerador de empregos em área periférica da capital. O governador Rui Costa anunciou os estudos da Expansão Sul para chegar à Barra, passando por Campo Grande e Graça, região mais adensada da capital e atrativa demanda de pessoas que ali trabalham. Uma nova PpP do Estado, desta vez com o grupo chinês BYD, investirá no sistema para substituir e ampliar o Trem Suburbano, do Comércio ao bairro Ilha de São João, no município de Simões Filho, com obras a partir de setembro. Essa linha, em monotrilho, será futuramente ligada ao metrô, no Acesso Norte, formando uma robusta rede integrada de mobilidade sobre trilhos.

Os 370 mil passageiros diários do metrô já colocam a Bahia no 3° lugar em viagens sobre trilhos no Brasil, algo impensável há apenas cinco anos. Se você ainda não é um desses passageiros, vá experimentar! Certamente se orgulhará do seu metrô, um transporte moderno, integrado, sem emissões gasosas, acessível e com amplas vantagens para o cidadão e para a mobilidade urbana da região metropolitana!

José Eduardo Ribeiro Copello
Presidente da CTB - Companhia de Transportes do Estado da Bahia e vice-presidente de desenvolvimento da ANPTrilhos - Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos

Fonte: José Eduardo Ribeiro Copello Presidente da CTB - Companhia de Transportes do Estado da Bahia