• Sei Bahia
  • Prêmio Boas Práticas

Gestão Territorial

03/09/2019 18:20

Sedur, IMCI e consórcios discutem ações na gestão de resíduos sólidos

Nesta terça-feira (3), a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e o Instituto Movimento Cidades Inteligentes (IMCI), deram sequência ao processo de cooperação técnica iniciada em agosto para o tema Saneamento. Na apresentação, realizada no auditório do gabinete da Sedur, foram abordadas questões do núcleo da Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos (GIRS), a ser realizada no Estado da Bahia através dos Consórcios Públicos. O presidente do instituto, Luigi Longo e sua equipe foram recebidos pela equipe técnica do secretário Sérgio Brito e integrantes do Gabinete e da Diretoria de Resíduos Sólidos da Superintendência de Gestão Territorial da Sedur.

Num primeiro momento, Longo apresentou à Sedur um planejamento com calendário para execução dos trabalhos, onde estão previstas entre outras ações, a aceleração dos processos para desenvolvimento de Planos de Resíduos Sólidos, tais como Planos Intermunicipais, Projetos Regionalizados e empreendimentos que possam atender grupos de cidades em todo o estado. A parceria, sem ônus para o Estado, conta com indicadores e metas para avaliação de desempenho.
Consórcios conhecem detalhes do planejamento Sedur-IMCI. Após a apresentação do planejamento, Sedur e IMCI receberam integrantes de diversos consórcios do Estado - 2 deles já com protocolos de intenções assinados com o Governo do Estado para apoio na elaboração dos Planos Intermunicipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.

Os consorciados conheceram detalhes do planejamento de ações da Sedur com o IMCI e discutiram indicadores e metas. "É um encontro importante porque mostra que esse é um processo integrado e comprova que o Governo do Estado será um parceiro dos consórcios na busca pela resolução da gestão integrada dos resíduos sólidos", apontou o Chefe de Gabinete da Sedur, Antonio Carlos Dultra.

Além da Sedur e do IMCI, a reunião contou com representantes da Conder, do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Bahia (Codes), da Federação dos Consórcios da Bahia (FecBahia) e dos consórcios CDS-LNAB, Somar, CDS Velho Chico, CDS Vale do Jequiriça, CDS LS, Portal do Sertão, Construir e Condesc.