• RH Bahia
  • RH Bahia
  • Bahia estado voluntário
  • Bahia estado voluntário

Gestão Territorial

07/10/2019 18:50

Sedur formaliza apoio com mais cinco consórcios para gestão de resíduos sólidos

O Governo do Estado, através da Sedur - Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano, assinou nesta segunda-feira (7), mais cinco protocolos de intenções, que formalizam os termos de acordo de cooperação para apoio na elaboração dos Planos Intermunicipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Com a assinatura serão contemplados os consórcios Alto Sertão, Bacia do Jacuípe, Bacia do Paramirim, Velho Chico e Construir, chegando a um total de 12 consórcios com quase 140 municípios conveniados.

O evento aconteceu na sede da UPB, no CAB, em Salvador, durante o Integra Bahia, IV Simpósio da Federação dos Consórcios Públicos da Bahia (FECBAHIA), em parceria com a União dos Municípios da Bahia (UPB). Durante sua apresentação, que reuniu gestores baianos estaduais e municipais, o secretário em exercício da Sedur, Antônio Carlos Dultra demonstrou dados atualizados sobre as parcerias da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano, com consórcios intermunicipais na gestão integrada dos resíduos sólidos.

Dultra destacou a parceria entre Estado e municípios através dos consórcios e a partir do diálogo estabelecido na construção do acordo de cooperação. “Criamos uma proposta de parceria construída com muito diálogo. A FEC foi uma grande parceira, dando autonomia aos consórcios para que eles toquem seus trabalhos, mas sempre marcando presença. E com as assinaturas de hoje chegamos a 137 municípios. Isso é um sinal do trabalho bem sucedido que vem sendo feito”, disse.

O secretário em exercício ainda ressaltou a articulação entre secretarias do Estado no processo de cooperação técnica. “O nosso Governo está atento e vamos trabalhar juntos, dando apoio técnico para esses municípios, através dos Consórcios públicos estruturados. O que temos hoje é um projeto de Governo que integra ações capitaneadas pela Sedur, e que conta com a parceria da Setre e da Sema”, disse.

Veja abaixo a lista dos consórcios que assinaram os termos de acordo de cooperação e suas cidades consorciadas.

Consórcio Alto Sertão (16): Lagoa Real, Caculé, Ibiassucê, Sebastião Laranjeiras, Palmas de Monte Alto, Riacho de Santana, Candiba, Guanambi, Tanque Novo, Iuiú, Urandi, Malhada, Matina, Igaporã, Pindaí, Caetité.

Consórcio Bacia Do Jacuípe (16): Baixa Grande, Capela Do Alto Alegre, Capim Grosso, Gavião, Ipirá, Mairi, Nova Fátima, Pé De Serra, Pintadas, Quixabeira, Riachão Do Jacuípe, São José Do Jacuípe, Serra Preta, Serrolândia, Várzea Do Poço E Várzea Da Roça.

Consórcio Bacia Do Paramirim (12): Dom Basílio, Érico Cardoso, Ibipitanga, Macaúbas, Oliveira dos Brejinhos, Paramirim, Boquira, Botuporã, Caturama, Rio do Pires, Livramento de Nossa Senhora, Novo Horizonte.

Consórcio Velho Chico (6): Paratinga, Brotas de Macaúbas, Serra do Ramalho, Ibotirama, Bom Jesus da Lapa, Morpará.

Consórcio Construir (13): Alcobaça. Caravelas, Ibirapuã, Itamaraju, Itanhém, Jucuruçu, Lajedão, Medeiros Neto, Mucuri, Nova Viçosa, Prado, Teixeira de Freitas, Vereda.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.