• Bahia estado voluntário

15/10/2019 19:10

Sedur oferece apoio técnico para coleta de resíduos em municípios afetados

Após assinatura do decreto do Governo do Estado, que determina situação de emergência em municípios baianos atingidos pela mancha de óleo que avança pelas praias da região Nordeste, técnicos da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano, da Conder e do Inema, se reuniram, nesta terça-feira (15), para discutir o apoio da Sedur nas ações de governo.

Técnicos da Diretoria de Resíduos Sólidos (DRES/SGT) deram orientações para uma coleta segura e correta e apontaram possíveis soluções para o descarte do material recolhido nas praias. Definiu ainda que uma equipe técnica com membros dos três órgãos fará visitas aos quatro municípios impactados diretamente pela mancha: Entre Rios, Esplanada, Jandaíra e Conde. O objetivo é auxiliar as gestões municipais a definir áreas para o armazenamento temporário dos resíduos (óleo) até que se possa fazer o correto descarte, transformação ou eliminação do mesmo. Todas as ações serão feitas em parceria com os técnicos das prefeituras. O Inema distribuirá big bags para auxiliar no armazenamento temporário do material.

Ainda em conjunto com técnicos das prefeituras, a equipe multidisciplinar Sedur/Conder/Sema/Inema vai levantar informações e discutir ações voltadas para minimizar os impactos ambientais negativos causados pelo óleo nas praias.

35 toneladas de óleo estão sendo retiradas das praias baianas. O trabalho de coleta está sendo feito em conjunto com os municípios, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros. Quem encontrar manchas de óleo na praia pode notificar o Corpo de Bombeiros (193), a Polícia Ambiental (190) ou o Inema (08000 71 14 00). É importante que a população evite contato com as áreas afetadas e não toque ou remova os resíduos.