• Bahia estado voluntário

Mobilidade Urbana

20/12/2019 16:40

Governo do Estado renova Passe Livre no Metrô de Salvador

Os secretários estaduais de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Nelson Pelegrino, e de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Carlos Martins, assinaram a portaria conjunta que renova a utilização do Passe Livre Intermunicipal para pessoas com deficiência no Metrô de Salvador. A solenidade foi realizada na manhã de quinta-feira (19), no Auditório da Sedur.

Atualmente, cerca de 20 mil pessoas possuem o benefício na Região Metropolitana, sendo 13 mil apenas em Salvador. "É de fundamental importância manter a gratuidade, bem como garantir a acessibilidade plena, cuidado básico que vem sendo contemplado nos projetos do Metrô e do VLT", pontuou Pelegrino.

O secretário destacou também a ampliação do Metrô e a integração entre os transportes coletivos na capital baiana. "O Governo do Estado está fazendo uma verdadeira revolução cidadã na mobilidade urbana de Salvador e Região Metropolitana. Vamos trabalhar para concretizar a ampliação do Metrô, a implantação do VTL e o terminal multimodal na nova Rodoviária de Salvador para garantir o deslocamento rápido, seguro e de qualidade para os baianos".

O secretário da SJDHS, Carlos Martins, falou sobre a importância do benefício que garante a acessibilidade às pessoas com deficiência. "Esse ato é extremamente importante porque o Passe Livre é o direito dos direitos. É através dele que as pessoas com deficiência podem se mobilizar, ir à rua, resolver suas questões. Garantir o uso no metrô é fundamental porque o modal revolucionou a mobilidade urbana na capital e aproximou pontos distantes da cidade", afirmou.

O soldador Joel Ramos da Cruz, 57 anos, recebeu o benefício na solenidade. "Tenho esposa, três filhos e infelizmente não posso trabalhar. Minha esposa está desempregada e apenas uma das minhas filhas está trabalhando. O Passe Livre é uma grande ajuda para cuidar da minha saúde e para visitar minha família no interior. Se não fosse isso, não teria como sair de casa para nada", declarou.

A solenidade contou com as presenças do presidente da CCR Metrô Bahia, Rodolfo Gonzales; da deputada estadual Fabíola Mansur; do superintendente dos Direitos da Pessoa com Deficiência da SJDHDS, Alexandre Baroni; além de usuários e usuárias do Passe Livre Intermunicipal.

Passe Livre

O Passe Livre Intermunicipal para Pessoas com Deficiência assegura gratuidade no sistema de transporte coletivo intermunicipal, nos modais rodoviário, ferroviário, aquaviário e metroviário do estado às PCDs comprovadamente carentes.

Com informações: Ascom SJDHDS.

Arquivo anexado: