• Bahia estado voluntário

Mobilidade Urbana

06/02/2020 12:40

Metrô monta estratégia especial de operação e segurança para primeiro Ba-Vi do ano

A CCR Metrô Bahia preparou uma estratégia de atendimento especial para o próximo sábado, dia 8, a fim de garantir a segurança e o conforto dos torcedores que forem para a disputa entre Bahia e Vitória, que acontecerá na Arena Fonte Nova. A concessionária fará o reforço no quadro de Agentes de Atendimento e Segurança (AASs) e contará com o apoio do Grupo de Pronta Resposta - treinado para atuar em eventos de grande público - ao longo de todo o sistema, principalmente na Estação Campo da Pólvora de Metrô, que fica a 400 metros do estádio que receberá o clássico baiano. A empresa também vai reforçar a operação das bilheterias e aumentar a frota de trens, de acordo com a demanda.

Além dos agentes fardados e à paisana, a segurança será garantida com o monitoramento eletrônico composto por mais de 2.000 câmeras que estão distribuídas nas estações, trens, passarelas de acesso e terminais de ônibus, integradas ao Centro de Controle Operacional (CCO) da concessionária e às Salas de Supervisão Operacional (SSOs) de cada estação e com o apoio da Polícia Militar nos entornos e áreas de acesso do sistema metroviário. A ação estratégica de segurança e operação é utilizada pela concessionária em todos os eventos de grandes públicos como jogos e shows para melhor atender os seus clientes.

Dica de viagem
O Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas está integrado com os ônibus urbanos e metropolitanos. Para evitar filas e garantir a integração tarifária, a dica é adquirir o cartão do metrô para ida e volta, com antecedência. A tarifa é de R$ 3,70. Quem já tem o Cartão Integração do Metrô, pode antecipar a recarga nas bilheterias das estações ou nas máquinas de autoatendimento disponíveis em todas as estações de metrô, podendo pagar inclusive com cartão de débito e crédito das bandeiras Visa, Mastercard, Hipercard e Elo. O cartão avulso, que dá direito a uma única passagem, também pode ser comprado antecipadamente em qualquer bilheteria.  Outra facilidade é a possibilidade de adquirir cartões pré-carregados nas máquinas vending machines instaladas nas estações. Além disso, os clientes podem comprar créditos em mais de 3 mil pontos de vendas distribuídos em Salvador e Região Metropolitana. A compra na Rede Credenciada deve ser realizada em dinheiro e a carga será efetivada no validador de consulta e carga presente em todas as estações, antes do cliente se dirigir às catracas de acesso do metrô.

Primeiros socorros
O sistema metroviário também conta com uma estrutura completa de primeiros socorros. Todas as estações possuem salas, recursos e aparelhos apropriados para esse atendimento. A equipe de agentes é treinada e capacitada para realizar os procedimentos de primeiros socorros e prestar o devido atendimento aos usuários, sempre que necessário. Em alguns casos, os próprios agentes fazem a condução do cliente para atendimento médico em unidade hospitalar mais próxima da ocorrência. O encaminhamento é feito em viaturas próprias que ficam distribuídas em pontos estratégicos do sistema.

Guia do usuário do metrô
Para viajar tranquilo, o usuário do metrô deve ficar atento às orientações, conforme estabelecido no Decreto Estadual nº 15.197, que proíbe:

·         Fumar ou manter aceso cigarro, acender fósforos ou isqueiro;
·         Consumir bebidas alcoólicas;
·         Entrar ou permanecer sem camisa ou sem calçados;
·         Portar arma de fogo ou materiais inflamáveis, explosivos ou corrosivos;
·         Ultrapassar a faixa amarela de segurança da plataforma, a não ser para entrar e sair do trem quando este já estiver parado e com as portas abertas;
·         Colocar os pés nas paredes das estações, bancos e laterais dos trens;
·        Quebrar, danificar, sujar, escrever ou desenhar nas instalações e equipamentos pertencentes à Concessionária;
·         Utilizar aparelhos sonoros, tocar instrumentos ou emitir falas e cantos que atrapalhem a perfeita audição dos serviços de sonorização.

Em caso de dúvidas, o cliente pode entrar em contato com a Central de Atendimento da CCR Metrô Bahia no 0800 071 8020.

Ascom CCR

Arquivo anexado: