A atuação da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB) no combate a proliferação do novo coronavírus foi reconhecida pela Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos). Na manhã da última quarta – feira (24), na sede da empresa, no bairro da Calçada, em Salvador, o diretor-presidente, José Eduardo Ribeiro Copello, e a assessora de comunicação, Sara Cerqueira, receberem o Troféu de Honra ao Mérito.

Em decorrência a pandemia da Covid – 19, desde março de 2020, a CTB adotou diversas medidas de segurança para preservar a integridade dos colaboradores, passageiros do metrô e do antigo Sistema de Trens do Subúrbio, desativado em fevereiro deste ano, para implantação do Veículo Leve de Transporte (VLT).

Para José Eduardo Ribeiro Copello, todo sistema de transportes lida com pessoas e sua função é garantir o bem-estar e segurança. “Nesse contexto de pandemia, o sentimento de conduzir os trabalhos de maneira a evitar o risco de transmissão do vírus é muito importante. As iniciativas da ANPTrilhos e empresas operadoras, inclusive a CTB, com a instalação de câmeras de medição de temperatura corporal, uso obrigatório de máscaras e higienização dos sistemas trouxeram maior proteção na vida das pessoas”, destaca.

Para Sara Cerqueira, participar do Grupo de Trabalho Extraordinário da ANPTrilhos na prevenção da disseminação do coronavírus no transporte público é algo especial. “Esse troféu representa o trabalho da equipe CTB no combate ao coronavírus. As ações elaboradas na Bahia se tornaram referência no Brasil. No começo da pandemia, meu pai faleceu por complicações da Covid – 19 e receber essa homenagem traz o sentimento de felicidade”, pontua.

História

A CTB é uma empresa estatal do Estado da Bahia vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (SEDUR). É a responsável pelo Sistema Ferroviário do Subúrbio de Salvador que está sendo modernizado com a implantação do VLT/Monotrilho pela Metrogreen Skyrail Concessionária da Bahia S.A. Além disso, realiza a fiscalização da implantação e operação do Sistema Metroviário Salvador e Lauro de Freitas, tendo a CCR Metrô Bahia como concessionária.