Apresentar novas possibilidades de investimento e financiamento para melhorar a mobilidade urbana na Bahia à Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) foi o objetivo da reunião realizada na tarde desta quinta-feira (7), no Auditório da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur).

Representando a secretária interina da Sedur, Ananda Lage, o coordenador de Planos e Projetos da Superintendência de Mobilidade Urbana (Sumob), Márcio Tourinho, e o presidente da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), Eduardo Copello, apresentaram possíveis projetos de parcerias e financiamentos ao diretor regional adjunto, Lamine Sow e corpo técnico da AFD.

O Governo do Estado definiu como prioridades: expansão Sul do Metrô (que liga a Estação da Lapa à Barra); complementação da construção dos corredores, Linha Vermelha, ligando a Estação do Metrô de Águas Claras à Estação São Luiz do VLT/Monotrilho; aquisição de 110 ônibus elétricos para o Sistema Metropolitano representando 30% da frota, objeto da licitação para a concessão do Sistema; realização de pesquisas, estudos, projetos e gestão para a mobilidade urbana em todo o estado. “Nessa primeira reunião apresentamos os nossos principais projetos de mobilidade urbana e tivemos o retorno positivo. São inúmeras as possibilidades de parceria com a AFD”, destacou Márcio Tourinho.

Também participaram do encontro representantes da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), da Casa Civil, do Desenbahia e da Bahia Investe.

Sobre a AFD

A Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) financia, acompanha e acelera as transições rumo a um mundo sócio e ambientalmente sustentável. São mais de 4 mil projetos, em 115 países ligados ao clima, biodiversidade, paz, educação, urbanismo, saúde e governança.