O Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) assinou, nesta quarta-feira (27), o termo de cooperação técnica para apoio na elaboração dos Planos Intermunicipais de Resíduos Sólidos (PIRS), com o Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território Bacia do Jacuípe (CDS Bacia do Jacuípe).

Para o superintendente de Gestão Territorial da Sedur, Armindo Gonzalez, a parceria entre Estado e municípios é fundamental para nortear as etapas e ações no tratamento e descarte de resíduos sólidos do consórcio CDS Bacia do Jacuípe. “Esse acordo é um instrumento de planejamento para conhecer a realidade dos municípios consorciados e apresentar ações conjuntas de tratamento e descarte de resíduos sólidos para a região. Além de ser um instrumento de captação de recursos junto aos governos federal e estadual”, pontuou.

Já o presidente do CDS Bacia do Jacuípe e prefeito de Capim Grosso, Sivaldo Carvalho, revelou que “assinar esse termo é o início da realização de um sonho. É começar uma nova etapa, um novo trabalho junto com a Sedur para encontrar soluções viáveis de acabar definitivamente com os lixões no nosso território”.

O consórcio CDS Bacia Do Jacuípe é formado por 16 municípios que serão beneficiados com os PIRS. São eles: Baixa Grande, Ipirá, Capela do Alto Alegre, Gavião, Maíri, Nova Fátima, Pé de Serra, Pintadas, Quixabeira, Riachão do Jacuípe, São José do Jacuípe, Serra Preta, Várzea da Roça, Várzea do Poço, Serrolândia e Capim Grosso.