• Sei Bahia
  • RH Bahia
  • RH Bahia
  • Casa Nova

Desenvolvimento Urbano

03/01/2019 17:50

Rua do Salete é contemplada com obras de requalificação urbana

A Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder) inicia, nesta quinta-feira (3), a requalificação urbana da Rua do Salete, no bairro dos Barris, na capital baiana. A iniciativa integra o projeto ‘Pelas Ruas do Centro Antigo de Salvador, do Governo do Estado, que prioriza a implantação de melhorias da acessibilidade em mais de 300 ruas na região antiga da capital baiana.

Os serviços já foram iniciados em quatro de um total de cinco lotes previstos para o projeto. Conforme o planejamento do 'Pelas Ruas', as obras são iniciadas com a requalificação dos passeios, com melhorias na acessibilidade. Na sequência, são executadas as intervenções na pista, com a recuperação da via.

O bairro dos Barris integra o lote 2 - com obras em execução em seis ruas - e o lote 3 do projeto, com serviços já concluídos em 13 vias. Na Rua do Salete, serão realizados melhorias em 1.192 metros quadrados de calçada e 340 metros linear de pavimento. “No lote 2, o projeto contempla 91 ruas do Centro, Politeama, Nazaré e Dois de Julho, sendo que já concluímos os serviços em 44 vias. Um investimento de R$ 42,9 milhões”, explica o superintendente da Diretoria do Centro Antigo de Salvador (Dircas), da Conder, Rogério Machado.

Segundo ele, no lote 3, 116 vias estão sendo requalificadas, com os serviços finalizados em 79 deste total. O lote 3 é formado pelos bairros do Tororó, Barbalho, Liberdade, Nazaré, Saúde, além dos Barris.

Mobilização

Um dos diferenciais deste projeto é o contato constante com moradores, comerciantes e instituições presentes em cada uma das vias contempladas. A equipe do setor Social da Dircas/Conder realiza visitas em cada uma das ruas antes das obras serem iniciadas para esclarecer pontos do projeto. Na oportunidade, é entregue um folheto com explicações gerais dos serviços que serão executados.

A Conder coloca à disposição o número 3116-6760 para que a comunidade possa tirar dúvidas sobre o projeto, das 8h30 ao meio-dia e de 13h30 às 18h. Além de disponibilizar também o endereço eletrônico (e-mail): socialpacpav@conder.ba.gov.br

Pelas Ruas

O projeto recebe um investimento total de R$ 124 milhões. Ele é uma das primeiras grandes obras brasileiras de urbanização que segue as normas de acessibilidade e o desafio de implantar melhorias em ruas antigas, estreitas e íngremes, muitas das quais nunca foram contempladas com nenhum tipo de intervenção. São mais de 300 ruas, inclusive a Rua Chile e mais 17 vias do Centro Histórico, território inserido, junto com o Pelourinho na poligonal do Centro Antigo de Salvador.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.