• RH Bahia
  • RH Bahia
  • Bahia estado voluntário
  • Bahia estado voluntário

Gestão Territorial

19/06/2019 19:00

Sedur e Consórcios discutem ações na área de resíduos sólidos

A possibilidade de parcerias e ações em conjunto na área de resíduos sólidos foram tema de um encontro realizado, na última terça-feira (18), na Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur), que contou com as participações de entes do Governo do Estado e de representantes de Consórcios Públicos na Área de Resíduos Sólidos.

O secretário da Sedur, Sérgio Brito, esteve à frente dos trabalhos, que contou com uma apresentação da Diretoria de Manejo de Resíduos Sólidos e das Águas Pluviais Urbanas da Superintendência de Planejamento e Gestão Territorial (SGT) da Sedur.  Foram discutidas diversas possibilidades de apoio ou incentivo à atuação de consórcios públicos. Além disso, foi proposto a contratação de uma consultoria especializada para modelar aspectos jurídicos e socioambientais, demandas comum a todos os consórcios de resíduos sólidos urbanos.

Durante o encontro, foi estabelecida a elaboração, por parte da Sedur, de um modelo de Plano de Trabalho para posterior envio aos consórcios conveniados, para a realização de cooperação técnica na elaboração dos planos intermunicipais de resíduos sólidos.

O secretário Sérgio Brito destacou a importância da participação de todos os consórcios e entidades da sociedade civil na construção das parcerias diante da importância do tema. "Esse é um problema inerente ao estado da Bahia, logo, a ação tem que ser sistêmica, com envolvimento de todas as secretarias do Estado, que se relacionem com o tema, somado aos Consórcios via FecBahia, UPB, Ministério Público, e demais instituições e entidades parceiras”, destacou o secretário.

O encontro contou com representantes dos consórcios Portal do Sertão, Litoral Sul, CONDESC e Recôncavo. Além de técnicos da Sedur, do diretor de desenvolvimento territorial da Secretaria de Planejamento (Seplan) José Barreto, e do presidente da Federação dos Consórcios da Bahia (FecBahia), Dr. Nei Novato.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.