• Novs sedes e visturas reforçam segurança no Sudoeste

Mobilidade Urbana

28/07/2016 17:40

Linha 2 recebe primeiros testes com trens. Metrô chegará à Estação Detran

Menos de um ano e meio após a ordem de serviço que autorizou o início das obras, a Linha 2 do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas recebeu seus primeiros testes com trem nos trilhos nesta quinta-feira (28). A primeira viagem na Linha 2 foi realizada às 16h, quando uma composição do trem fez o percurso da estação Acesso Norte 2 em direção à estação Detran, marcando o início da fase de testes da linha que chegará ao Aeroporto de Salvador até o final de 2017.

O secretário de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Carlos Martins, juntamente com o presidente da Companhia de Transportes da Bahia (CTB), Eduardo Copello, e os diretores da CCR Metrô Bahia, Claudio Andrade, Rodolfo González e Juvêncio Terra, acompanharam os trabalhos dos técnicos na ação, que serviu para análises dos sistemas operacionais. “Quando a Linha 2 do metrô entrar em operação, mais pessoas serão beneficiadas com um sistema de transporte confortável, pontual e seguro, melhorando a mobilidade e também a qualidade de vida dos soteropolitanos, que é objetivo do Governo do Estado”, destacou Carlos Martins.

 As obras da Linha 2 foram iniciadas em fevereiro de 2015. Quando ficar pronta, a Linha 2 vai permitir que o trajeto entre o Acesso Norte e a Estação Aeroporto seja percorrido em 27 minutos, passando pelas 12 estações que compõem o trecho. Destas, seis terão integração com os terminais de ônibus: Acesso Norte, Rodoviária, Pituaçu, Mussurunga, Aeroporto e Lauro de Freitas.  

Com a conclusão da Linha 2, o metrô de Salvador será o terceiro maior sistema metroviário do Brasil, com 41 km, incluindo a 13ª estação, em Lauro de Freitas, e o prolongamento de Pirajá até Águas Claras, onde haverá mais duas estações.

No dia a dia dos baianos

Desde janeiro deste ano, com oito estações e quatro terminais de ônibus integrados em operação, a Linha 1, com os 12 km do projeto original, está integrada tanto aos ônibus urbanos quanto metropolitanos. Atualmente, o metrô transporta cerca de 40 mil usuários por dia útil, segundo a concessionária CCR Metrô Bahia – desses, cerca de 40% já fazem a integração. 

A Linha 1 é composta pelas estações Lapa, Campo da Pólvora, Brotas, Acesso Norte, Retiro, Bom Juá, Bonocô e Pirajá, e abriga a oficina de manutenção e lavagem dos trens, o Centro de Controle Operacional (CCO) das Linhas 1 e 2,  e o prédio administrativo do complexo metroviário. O metrô funciona diariamente, das 5h à meia-noite.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.