Com o objetivo de garantir melhores ações na coleta, tratamento e descarte de resíduos sólidos da Região Oeste da Bahia, o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e o Consórcio Intermunicipal do Oeste (Consid) assinaram o termo de cooperação técnica de apoio para elaboração e desenvolvimento dos Planos Intermunicipais de Resíduos Sólidos.

O apoio técnico da Sedur norteará as etapas das ações de cada município integrante do consórcio. “Vamos apoiar o consócio tecnicamente na elaboração do plano e dos diagnósticos dos municípios. Alguns diagnósticos já foram desenvolvidos pela Conder, através do PAC 2, e pelo PERS. O que demonstra a importância que o Governo do Estado está dando para o desenvolvimento das ações das políticas de resíduos sólidos”, pontuou o superintendente de Gestão Territorial, Armindo Gonzalez.

O secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Nelson Pelegrino, ressalta a importância do cumprimento do Plano Estadual de Resíduos Sólidos (PERS). “É mais um etapa na cooperação entre a Sedur e a Consid para apoiar os municípios na construção de uma solução definitiva e ambientalmente correta para a destinação responsável dos resíduos sólidos na Bahia”, declarou Pelegrino.

“A assinatura desse termo de cooperação técnica nos permitirá avançar no desenvolvimento do plano intermunicipal de resíduos sólidos, um instrumento fundamental para a resolução da grave problemática dos resíduos sólidos na nossa região”, destacou João Barbosa, presidente do Consid.

O Consid é formado por 18 municípios que serão beneficiados com os Planos Intermunicipais de Resíduos Sólidos. São eles: Angical, Baianópolis, Barra, Barreiras, Buritirama, Catolândia, Cotegipe, Correntina, Cristópolis, Formosa do Rio Preto, Mansidão, Muquém do São Francisco, Riachão das Neves, Santa Rita de Cássia, Santana, São Desidério, Sítio do Mato e Wanderley.

A assinatura foi realizada na última quinta-feira (24/03), na sede da Secretaria.
Participaram também da reunião o diretor de Resíduos Sólidos, Gustavo Lago, a Chefe de Gabinete da Sedur, Ananda Lage, o prefeito de Barreiras, Zito Barbosa, e a secretária executiva, Erika Ismerim. A Sedur continua realizando uma série de reuniões online sobre o tema.